Chitika

Tuesday, May 17, 2011

Limpeza de pedras de parede

A limpeza de pedras de parede ou mesmo a limpeza de paredes, especialmente as localizadas no exterior constituem por vezes um desafio. O verdete, mofo ou fungos têm uma tendência para provocar grandes problemas na limpeza das pedras de parede ou mesmo das próprias paredes.

Este tipo de efeito ocorre mais durante os períodos húmidos do ano, e é bastante comum até encontrar este efeito no interior das casas. Existem várias soluções para o problema, um fungo necessita de condições adequadas para se desenvolver, já falámos em capeamentos em pedra para muros com a pingadeira para proteger o muro, mas nem todos os muros têm capeamento.
Sendo o verdete um fungo, existem aditivos que podemos colocar na tinta para proteger o muro, estes aditivos, basicamente são anti-fungos que irão evitar o seu desenvolvimento na face do muro.
Contudo nem todas as superfícies têm pintura, e nem todas as pinturas têm aditivo, um produto ideal para ajudar e que não irá danificar nem a pintura nem a pedra, é a lixívia. A utilização de lixívia na limpeza de pedras de parede ou mesmo na limpeza de paredes em geral, é uma solução económica, e fácil de aplicar. Utilize um pulverizador, mas protega-se inalar os vapores de lixívia não é muito agradável e pode até ser nocivo.
As pedras de utilizada em paredes ou muros normalmente são calcárias, a lixívia não é ácida é alcalina, ou seja, não irá danificar as pedras desde que após a sua aplicação as paredes sejam devidamente lavadas com água.
Quando vir um pouco de verdete, mofo ou outro fungo, faça a experiência, e verá o efeito em poucos minutos.
Espero que esta dica vos ajude na limpeza de pedras de parede ou mesmo nas paredes ou outros locais que seja propícios ao desenvolvimento de fungos.