Chitika

Tuesday, February 1, 2011

Decoração de Jardim : Como fazer um jardim

Decoração de jardim pode ser feita com muitos materiais, hoje irei falar sobre a utilização de pedra decorativa na decoração do seu jardim. Assim, irei procurar responder à questão como fazer um jardim de pedra? Embora a utilização de pedra decorativa seja normalmente aplicada numa zona do jardim, a verdade é que podemos utilizá-la em qualquer zona que pretendemos decorar. E mais, podemos transformar zonas inúteis com esta decoração, alegrando estas zonas com pedras coloridas será como fazer um mini jardim em zonas que estavam abandonadas e sem destino.
Para podermos colocar a pedra decorativa como elemento principal na decoração do seu jardim, temos que garantir que existe uma drenagem adequada das águas pluviais. Assim, será importante garantir um declive que ajude ao escoamento das águas. A acumulação de água prejudicará o seu jardim e consequentemente aumentará as necessidades de manutenção do mesmo.
A combinação de pedra decorativa com zonas de cultivo (floreiras e ou outras) poderá dar um aspecto muito bonito ao seu jardim. Comece por preparar a zona onde irá ser colocada a pedra decorativa, primeiro temos que nivelá-la de forma a garantir o escoamente de águas como já foi dito anteriormente. De seguída, colocamos uma camada de filme plástico preto (polietileno) para proteger o seu jardim de pedra das ervas daninhas que poderão aparecer. O filme plástico terá que ser forçosamente preto, o objectivo é evitar a entrada de raios solares e consequentemente o crescimento das ervas.
Após seleccionar o local e prepará-lo para colocar a pedra decorativa, aparece a árdua tarefa de seleccionar o tipo de pedra que pretende colocar. A pedra decorativa vai fazer milagres na sua decoração, mas existem muitas opções por onde pode escolher, vou tentar ajudar agrupando-as:
  • Cor: as pedras decorativas são normalmente caracterizadas pela cor, embora cada cor corresponde a um tipo específico de pedra. Em princípio a cor da pedra será a base da sua decoração de jardim. 
  • Tamanho da pedra: o tamanho da pedra varia desde o grão muito fino (tipo areia) até ao tamanho de uma rocha, obviamente terá que equilibrar a sua decoração com o tamanho da pedra. Evite o grão muito fino, pois tenderá a ser levado pela chuva.
Após a colocação da pedra decorativa no seu respectivos pontos, deve efectuar a sua plantação, pode ainda incluir um pouco de casca de pinheiro entre as suas zonas de plantação e as zonas de pedra decorativa, para além de dar um aspecto bonito ao seu jardim, a casca de pinheiro também previne o crescimento de ervas daninhas.

No comments:

Post a Comment