Chitika

Monday, February 7, 2011

Pedra Ônix


A pedra ônix como pedra decorativa é pouco comum entre nós, contudo tem uma característica muito interessante para quem queira criar ambientes únicos. A pedra ônix é translúcida, ou seja reflecte luz, ao conjugar esta pedra decorativa na decoração do seu jardim, com um efeito de luzes concordante, possivelmente terá um efeito nocturna fantástico.
A pedra ônix deriva do grego e significa unha de um dedo ou garra. Segundo reza a lenda, enquanto Venus dormia Cupido cortara as suas unhas e deixou os recortes espalhados pelo chão. Como os recortes não faziam parte de um corpo celeste e podiam morrer, os deuses transformaram-nos em pedras, que mais tarde ficaram conhecidas como ônix.

A pedra ônix é um quartzo que pertence à família calcedônia, aparece na natureza numa variedade de cores. A pedra ónix é uma pedra mais nobre que o mármore, as suas cores aparecem quase sempre listadas.

Propriedades físicas da pedra ônix
Ônix, como já foi dito, é uma forma de calcedônia, e encontra-se dentro do grupo dos quartzo. Como as outras pedras da família calcedônia, ônix tem um brilho suave e um aspecto polido. A pedra ônix pode ser encontrada numa ampla gama de cores, muitas vezes em camadas.

A sua dureza encontra-se entre os 6,5-7,0 na escala de Moh
Composição química:
SiO2 (dióxido de silício)
A sua gravidade específica encontra-se entre 2.65 - 2.66
O seu índice de refracção (R.I.) está entre 1.543 - 1.552 a 1.545 - 1.554

Aplicação da pedra ônix
O ónix negro é utilizado com frequência como base das jóias, como camafeus. É usado também como cabochão (joalharia) e como material de construção.

Algumas particularidades relativas ao ônix
O ónix é facilmente tingido, daí que aparecem muitas vezes ao nível de mercado cores extravagantes que pouco apresentam do natural. A pedra ônix com listas vermelhas e brancas, são conhecidas como sardônix. A pedra ônix é uma variedade de Ágata preta.

Pela sua beleza natural a pedra ônix aparece na decoração de jardim, ou como brita, ou como pedra dimensional. O seu aspecto cristalino e translúcido enaltece a sua beleza natural. Com a pedra ônix terá uma pedra decorativa capaz de satisfazer os seus mais requintados design para o seu jardim.

No comments:

Post a Comment