Chitika

Friday, February 4, 2011

Pedras de Mármore : Existem muitas cores de mármore

As pedras de mármore são muito conhecidas porque proporcionam uma vasta gamas de cores de mármore únicas. Quanto de pretende uma variedade de cores, em mármore é possível que encontre a core que pretende.
As pedras de mármore têm uma base calcária, ou seja, a sua formação partiu de um pedra calcária e ao longo dos muitos anos foi alterando a sua textura e composição. Este processo que acabámos de descrever chama-se recristalização.

Este processo de formação do mármore é único, sendo o mármore no seu estado mais puro o mármore branco. A formação geológica do mármore é tão complexa que dentro da mesma pedreira podem em diversas fases sem extraídos diversos tipos de mármore diferente. A variabilidade dos seus tons também é grande, e dentro de uma extracção podem aparecer vários tons de pedra.
O mármore é extraído das pedreiras com algum cuidado, a utilização de explosivos não é aconselhada pois poderá danificar o banco de onde o mesmo é extraído. Os bancos são cuidadosamente trabalhados com brocas gigantes e fio diamantado, de modo a extrair um perfeito bloco de mármore.

Propriedades físicas e mecânicas da pedra mármore
A pedra mármore é caracterizada por um aspecto recristalizado, duro, compacto, fino a muito finos.
Quanto à dureza apresenta valores entre os 3-4 na escala de Moh
Quanto à sua densidade apresenta valores entre 2,55-2,7 kg/cm3
A sua resistência à compressão está entre 70-140 N/mm2
A sua absorção de água é inferior a 0,5% (contudo existem alguns mármores com valores superiores)
Em resumo o mármore apresenta-se geralmente com uma porosidade baixa, e também tem boa resistência às intempéries.

Propriedades químicas da pedra mármore
Quimicamente, a pedra mármore é uma rocha cristalina composta predominantemente por calcário, dolomite e outros minerais que variam conforme a sua origem.
Cal (CaO) 28-32%
Sílica (SiO2) 3-30% (varia de acordo com o tipo de mármore)
MgO 20% a 25
FeO + Fe2O3 1-3%
Perda na ignição (PMI), 20-45%

A utilização mais comum da pedra mármore é como material de construção, sendo utilizado com frequência como pavimento e revestimento. A pedra mármore é muito valorizada pela sua beleza, pois proporciona um leque bastante alargado de cores e texturas que enobrece qualquer ambiente. A estatuária é uma indústria onde a pedra mármore é muito utilizada, mas o mármore tem diversas aplicações, sendo por exemplo o seu pó utilizado no fabrico de tintas e de plásticos.
A pedra mármore é assim um elemento bastante usado na decoração de jardins, com o leque alargado de cores disponíveis, dá uma versatilidade ao design do seu jardim. Aparece no mercado em diversos formatos, desde a brita, a rolados, em pó, em areia e em pedra dimensional.

As texturas existentes na pedra mármore, derivam dos minérios existentes e dos seus padrões de recrislatalização. A sua textura depende da forma, do tamanho e da uniformidade dos grãos que a compem.

Os mármores podem ser classificados em função dos seguintes factores:

Calcário - são principalmente à base de carbonato de cálcio CaCo3; MgCO3 <0,50%
Dolomite – > 40% MgCO3
Magnésio - MgCO3 entre 5 a 40%
Serpentina  
Onyx 
O mármore aparece em diversos países no mundo, contudo a sua textura e cor por vezes é específico de uma determinada zona, como cores Internacionalmente conhecidas temos o Rosa Portugal (Portugal), Rojo Alicante (Espanha), Crema Marfil (Espanha), Thassos (Grécia), Bianco Carrara (Itália), Emperador (Espanha),Botticino (Itália), and many more.

No comments:

Post a Comment